terça-feira, 21 de junho de 2011

Segundo dia em Roma e o Vaticano

Acho que exageramos, nos empolgamos e fizemos a programação dos tres dias em dois. Quem manda sermos um casal objetivo ?!?! O resumo do dia hoje foi pés inchados e joelhos doendo muito... Mas... visitar a Basílica San Pietro exige suas penintências, não que eu precise, é claro hehe

Saímos novamento pelas 8h, tomamos um café em outra cafeteria e doceria aqui perto, e depois pegamos o metro lotado para chegar até a estação Ottaviano San Pietro. Dali andamos umas duas quadras até o Vaticano. Aproveitamos que ainda tinha sombra na fila do Museo Vaticano e fomos lá, acertadamente, por que na saida a fila era tres vezes maior e lenta. Nós demoramos cerca de 10min somente na fila e para pegar as entradas, que custaram apenas E30,00.



Demoramos umas 2h para fazer um bom passeio pelo Museo, dando preferencia ao museu Egípcio, depois a Capela Sistina e outros corredores igualmente adornados, pintados e outros luxos. Muito ouro se vê ali... hum.



Dali fomos para a Piazza San Pietro, que claro me emocionou muito, afinal desde pequeno eu dizia que era a minha praça. É monumetal, gigantesca, imponente. Entramos e visitimos a Basílica, que faltam adjetivos para expressar a "magnanimidade", chique né?!?!





Como a Milene estava com o joelho doendo muito, não pode subir até a cúpula, então fui sozinho, ou melhor, na companhia do Marcio e sua esposa Priscila, brasileiros de SP que encontramos na fila. Paguei os E7,00 que dá direito a metade do trajeto por elevador, depois mais 320 degraus, passando pela parte interna da cupula, e depois mais acima a parte externa. É uma subida estreita, apertada, quente e ingreme, mas com vista total de toda a ROMA antiga e a nova, Demais!!!

Mortos de fome fomos comer num restaurante nas ruas ao lado do Vaticano, que achamos ser o barirro Trastevere, que realmente faz juz a fama do local. Atendidos por uma brasileira, alagoana que mora a 11 anos em Roma, comemos uma pizza 4 formaggio e uma pasta carbonnara, realmente "divinas".



Seguimos um belíssimo muro antigo, muito alto e imponente, que ainda estou pesquisando para saber o nome, dali até o Castel Sant'Angelo, outro monumento opulento e fascinante.

A sua estrutura foi iniciada em 139 pelo imperador Adriano como um mausoléu pessoal e familiar (Tumbas de Adriano). Depois sua função foi alterada, sendo utilizado como edifício militar. Nessa qualidade, passou a integrar a Muralha Aureliana em 403. Durante a época medieval esta foi a mais importante das fortalezas pertencentes aos Papas. Serviu também como prisão para muitos patriotas, na época dos movimentos de unificação da Itália ocorridos no século XIX.

As ruinas das Termas de Caracallas foi para mim um dos locais mais especiais que vi até agora. Um complexo arquitetonico muito grande e alto. Igual só a grandesa do Coliseo. Foi construida 212, com muita riquesa na decoração e obras de enfeite, claro que isso tudo na época, pouca coisa sobrou, basicamente a estrutura do prédio e pisos de mosaico.






Depois de descansar as pernas e tomar um banho fomos jantar em um bar restaurante aqui perto, de comida siciliana. A base de verduras. A unica carne que tinha era mortadela frita.

Mudamos nossa programação, queremos o interior, chega de cidade grande. Como já visitamos todos os pontos programados no roteiro de Roma e até vários outros, vamos amanhã para Napoli. Já comprei os bilhetes do trem e vamos as 13h. Assim faremos um passeio mais tranquilo por lá.

- Os italianos são magros, é raro ver alguém gordo, principalmente as mulheres, todas esguias. Issa chama a atenção. Achamos que pode ser pela alimentação, aqui não fast food. Vimos um McDonalds jogado as traças.
- O lugar mais sujo de Roma, são as escadarias de entrada do metro, incrivelmente sujas.
- Os sorvetes são inacreditavelmente gostosos, puro sabor e com uma textura diferenciada.
- Qualquer vinho é bom !!! Só estamos tomando vinho Nacional hehe

Saudades... baci  ai bambini !!!

7 comentários:

  1. entao... a mumia eu achei bem legal... mas esse macarrao ta fraquinho né... sexta vamos fazer um carbonara aqui... aí tu vai ve o que é macarrao... hahaha abraços! Daisy

    ps.: o outro anonimo é o Cristopher

    ResponderExcluir
  2. eita, realmente é muito bonito mesmo!
    deve ser algo de arrepiar..
    Cristopher

    ResponderExcluir
  3. CONTINUO COM MUUUUUUITA INVEJA < VCOU MARCAR TERAPIA , PQP que maravilhaaaa de ruas, lugares e o VATICANSO , PUTA QUE O PARIUUUU QUE ANIMAL, DEVE SER SURREAL TUDO ISSO !!! continuem TENDO ESTA ÓTIMA VIAGEM AMIGOS !!! BJKAS , CARLA E EMERSON FROM BRASIL

    ResponderExcluir
  4. Fala Pietro !!!!!
    Muito bom o seu blog, estamos adorando.
    A gente também achou o Caracala um dos lugares mais bonitos que visitamos.
    Você esqueceu de mencionar que morreu de medo na escadinha... kkkk
    A foto da piazza San Pietro está sensacional !
    Depois envio a sua foto por e-mail.
    Abraço!
    Márcio e Priscila

    ResponderExcluir
  5. ai ai.... que coisa boa.... ler e ver estas fotos.. e imaginar vcs aí...
    E como tem brasileiro nesta terra!!!
    Bjs mil
    Déia

    ResponderExcluir
  6. Fabiano, Rafa e Lari25 de junho de 2011 às 14:24

    Fala sério Pietro, aquela foto da Piazza San Pietro tu copiou de um cartão postal. A foto da Mi na escada em espiral também ficou muito legal!!! Oh e quando tu tiver aparecendo nas fotos, vê se dá uma melhorada na cara, se é que isso é possível, kkk tu tá sempre sério e em posição de sentido... Abraço

    ResponderExcluir
  7. Fotos maravilhosas!
    Céu maravilhoso!
    E, agora sim, a "visão gastronômica" da coisa...
    Então "os italianos são magros"...
    Deve ser porque os turistas comem tudo!
    No filme "Comer, Rezar e Amar", a personagem comeu tanto aí, que depois teve que ir pra Índia pra se recuperar! Rsrsrsrs...
    Beijos,
    Cecília

    ResponderExcluir