sexta-feira, 24 de junho de 2011

Costa Amalfitana, Capua e Orvieto

Hoje o dia foi "orgasmático" ! (filhos, isso significa: MARAVILHOSO, ok?)

Essa Itália é mesmo surpreendente, cada região tem suas caracteristícas, cultura, dialeto... cada curva uma surpresa!

Passamos pelas regiões: Napoles e Campanha, Lácio e Umbria.

Pegamos o carro em Sorrento as 9h, um Lancia Ypslon, do grupo Fiat. 1.0 mas completo (ABS computador, ar, dir. hidraulica, air-bags). Rodamos 460km embaixo de um sol escaldante, novamente sem nuvens, estava 33 graus.

O dia teve três grandes atrações, além dos inúmeros castelos, cidades suspensas em penhascos, igrejas e torres.

Primeiro pegamos a Costa Amalfitana, algo inesquecível. Penhascos que enmcontram o mar. Cidades penduradas, desafiando a gravidade. Praias e portos. Destaque para Positano, Amalfi e Salerno (onde almoçamos).

Aí resolvemos fazer uma parada não programada, esse é o programa que foi programado, parar onde quiser, sem programação hehe

Entramos numa cidade chamada de Santa Maria Capua Vetere, e ali fomos conhecer o segundo maior anfiteatro da era romana, só atras do Coliseo. Duas coisas fantásticas ali: só tinha nós lá, então a sensação do local é muito real. Você pode andar en toda a estrutura, inclusive nas partes inferiores (infelismente aqui estava bem sujinho... mas, não tirou o brilho). Muito grande e bem conservado, com os corredores e subterraneos abertos. Show !!!

Como ficou meio tarde resolvemos dormir antes de Montepulciano, que era a idéia inicial, e resolvemos entrar em Orvieto. Grata surpresa! A cidade antiga fica dos muros, gigantescos. As ruas são exatamente o que vemos naqueles filmes da época medieval, igrejas e palácios e pequenas vias, vicolas e piazzas.

O Duomo é monumental, mas não conseguimos pegar ele aberto, então só vimos por fora. Demos um volta de carro e depois fomos procurar um hotel. Ficamos num hotel chamado Grand Albergo Reale, carinhosamente apelidade pela Milene de "hotel do medo" hehe

Quando entramos nos pareceu escuro, meio abandonado, assombrado... mas foi só primeira impressão, acho... ainda não dormi para saber o que anda por aqui a noite hehe
E70,00, quarto limpo, grande, cama boa, vista maravilhosa para um palacio, banheiro grande e novo (só não tem box), sem ar condicionado (não precisa por que a noite é frio), sem frigobar (isso fez falta). Olha, para mim o mais legal até agora... sério, é um prédio de 800 anos, imagina quanta história passou por aqui. Estamos falando de pelo menos umas 10 gerações de vidas... Amo essa sensação de estar presenciando isso. A Milene curtiu também !

Só informando: viemos pela A1 (Napoli - Milão) a estrada principal. O pedágio é carinho, gastamos nos 460km de hoje E20,00. Se formos analisar pelo valor deles não é muito, mas convertendo é salgado. No entanto a pista é um tapete, e a velocidade é alta, apesar de ser 100 km/h o permitido, a velocidade usada é de 120 - 150 km/h por todos.

Sem internet hoje, portanto posto junto com o próximo dia.

- Aqui escurece as 21h30 e as 6h já está com sol. Se aproveita muito o tempo.
- Gelatto, uma instituição italiana. É saborosíssimo, cremoso demais, puro sabor... realmente viciante como nos disseram. Não teve um dia que não acabamos tomando "alguns".

Acho que hoje exagerei nas fotos, mas... sei que todos gostam de fotos ! Até agora já foram 1500 fotos e 15gb de vídeos... vai fica muito bom o Blog e o DVD.

Costa Amalfitana

Ilha de Capri






Praia em Salerno






Anfiteatro em Santa Maria Capua Vetere





Cidades penduradas nos rochedos, muito comum!


Duomo de Orvieto






Vista da janela do quarto em Orvieto

Por do Sol da janela do quarto em Orvieto


4 comentários:

  1. O contraste do por do sol com o antigo é maravilhoso... Grande bjs... Déia

    ResponderExcluir
  2. SHOWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW

    agora, vamos combinar: TU GOSTOU FOI DA TORRE DE PIÇA NÉ? KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  3. como diz nosso amigo Cristopher... sensacional! - abraços Daisy

    ResponderExcluir
  4. Hummmmm...

    "...inúmeros castelos, cidades suspensas em penhascos, igrejas e torres."
    e "...só tinha nós lá..."

    Momento perfeito para a Mi cantar pra você:

    "Vedrai, carino, se sei buonino,
    che bel rimedio ti voglio dar.
    È naturale, non dà disgusto,
    e lo speziale non lo sa far.
    È'un certo balsamo che porto addosso:
    dare te 'l posso, se 'l vuoi provar.
    Saper vorresti dove mi sta?
    Sentilo battere...
    facendogli toccar il core
    ... toccami qua"

    (Da ópera Don "Giovanni". Depois vocês mandam uma tradução bem fidedigna pra mim, tá?)
    Beijos,
    Cecília

    ResponderExcluir